A articulação temporomandibular e a sua importância

08/08/2023

A articulação temporomandibular (ATM) é das articulações mais complexas e mais importantes do corpo humano. Esta liga a mandíbula ao crânio, mais precisamente ao osso temporal. Entre estes existe um disco articular, que em 70% das disfunções intrarticulares da ATM está afetado.

Estas disfunções afetam cerca 15% dos adultos, sobretudo as mulheres dos 20 aos 50 anos. Apesar disto, apenas 3 a 7 % dos adultos procura tratamento.

Os sintomas mais comuns são dor nos músculos da mastigação, diminuição da amplitude dos movimentos da mandíbula, por exemplo abrir e fechar a boca, dor na ATM associada a ruído articular ou “click” ao movimento, dores de cabeça e zumbidos.

Acredita-se que a causa desta disfunção é multifatorial, dependendo de fatores biológicos, ambientais, sociais e emocionais. Os fatores mais comuns são alterações da oclusão dentária, falta de dentes posteriores e hábitos parafuncionais. Estes últimos são considerados os mais importantes e entre esses hábitos temos o bruxismo, caraterizado pelo apertar ou ranger dos dentes de forma inconsciente, que causa hiperatividade dos músculos da mastigação, devido aos movimentos mandibulares disfuncionais ou não funcionais excessivos, causando dor.

O trabalho multidisciplinar é de extrema importância neste tipo de disfunções. A fisioterapia vai atuar no sentido de promover o relaxamento de toda a musculatura mastigatória, de forma a diminuir o stress na ATM e, assim, diminuir a dor e melhorar o seu funcionamento. Para isto, utilizam-se técnicas de terapia manual, fortalecimento dos músculos mais enfraquecidos, alongamentos e mobilizações articulares.
Para além disto, a educação do utente sobre as possíveis causas do seu problema e os hábitos parafuncionais que lhe poderão estar a perpetuar a disfunção ou a aumentar o stress na articulação é, sem dúvida, fundamental.